Hoje em dia a informação é uma arma vital na administração de uma empresa, a mesma é fundamental para o seu desenvolvimento e tomada de decisões. Com o volume de informação a ser cada vez maior e mais exigente, torna-se fundamental organizar um sistema de informação empresarial que se transforme numa ferramenta de trabalho que realmente atenda as necessidades dos gestores, com agilidade e confiabilidade.
As TICs (Tecnologias de Informação e comunicação), surgiram no início dos anos 90, com o objetivo de melhorar, a comunicação e a informação entre as pessoas e, até mesmo em outros sectores como a Economia ou a Saúde. Atualmente a tecnologia está presente em todos os sectores da sociedade, é um componente social importante na vida moderna. E sem utilização das TIC´S, podemos dizer que estaríamos a nos comparar na época da idade da pedra, porque “o uso da tecnologia está além do ‘fazer melhor’, ‘fazer mais rápido’, trata-se de um ‘fazer diferente”. A difusão das aplicações da tecnologia da informação e comunicação e sua popularização, a partir da última década, foi amplamente acelerada com a grande redução dos preços dos computadores e também de sua associação com os meios de comunicação.
Esta integração favorecida pela internet e os serviços que esta oferece, possibilita, através da queda das barreiras geográficas, o acesso às informações que circulam em todo o planeta, onde por sua vez, as empresas estão cada vez mais dependentes das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Para que elas mantenham-se competitivas, precisa-se utilizar ao máximo suas competências e disponibilidades tecnológicas.