Negócio é a atividade de ganhar a vida ou ganhar dinheiro produzindo ou comprando e vendendo bens ou serviços. Simplificando, é qualquer atividade ou empreendimento realizado com fins lucrativos. Isso não significa que seja uma empresa, uma corporação, uma parceria ou que tenha qualquer organização formal, mas pode variar de um vendedor ambulante à General Motors. O termo também é frequentemente usado coloquialmente, mas não por advogados ou funcionários públicos para se referir a uma empresa, mas este artigo não tratará desse sentido da palavra.
Na linguagem jurídica, os proprietários de uma empresa são normalmente chamados de “membros”. Numa sociedade limitada ou ilimitada por ações (constituída ou constituída com capital social), estes serão os acionistas. Numa empresa limitada por garantia, estes serão os fiadores. Algumas jurisdições offshore criaram formas especiais de empresas offshore numa tentativa de atrair negócios para as suas jurisdições. Os exemplos incluem “empresas de portfólio segregado” e empresas de propósito restrito.
Existem, no entanto, muitas subcategorias de tipos de empresas que podem ser constituídas em várias jurisdições do mundo.
Às vezes, as empresas também são distinguidas, para fins legais e regulatórios, entre empresas públicas e empresas privadas. Empresas públicas são empresas cujas ações podem ser negociadas publicamente, muitas vezes (embora nem sempre) em uma bolsa de valores que impõe requisitos de listagem/regras de listagem quanto às ações emitidas, à negociação de ações e à futura emissão de ações para ajudar a reforçar a reputação do bolsa ou mercado específico de uma bolsa. As empresas privadas não possuem ações negociadas publicamente e muitas vezes contêm restrições à transferência de ações. Em algumas jurisdições, as empresas privadas têm um número máximo de acionistas.
Uma empresa-mãe é uma empresa que possui ações com direito a voto suficientes em outra empresa para controlar a gestão e as operações, influenciando ou elegendo seu conselho de administração; sendo a segunda empresa considerada subsidiária da controladora. A definição de empresa-mãe difere de acordo com a jurisdição, sendo a definição normalmente definida por meio de leis que tratam de empresas nessa jurisdição.